O grupo administra a logística de distintos tipos de resíduos industriais, com representação entre os nossos clientes de diferentes sectores como a distribuição comercial, alimentação, congelados, automotivo, têxtil, agricultura etc. Entre os serviços prestados pelo grupo está a recolhida dos resíduos no centro produtor e o seu posterior transporte até centrais autorizadas para o seu tratamento.
O grupo administra centrais de tratamento de resíduos sólidos urbanos em massa para a recuperação de materiais valorizáveis e elaboração de combustível derivado de resíduos (CDR), aplicando o seu know-how a cada projeto para o desenho de serviços eco-eficientes.
A nossa capacidade para a recuperação de materiais valorizáveis e elaboração do CDR vê-se refletida nas seguintes magnitudes:
+ de 8.000 Tn/Ano de materiais férricos recuperados.
+ de 200 Tn/Ano de alumínios recuperados.
+ de 15 000 Tn/Ano de vidro recuperado.
+ de 400 000 Tn/Ano de CDR elaborado.
Administramos centros de valorização energética de resíduos que previamente têm sido submetidos a tratamentos mecânicos e de recuperação de materiais recicláveis, de modo que esses resíduos são utilizados como combustível para produzir energia mediante a sua combustão controlada na planta de valorização energética. A produção energética gerada pelo grupo Valtalia consta de 500.000 MWH/ano, dos que se obtêm mediante processos de incineração do CDR em torno de 350.000 MWH/Ano e por processos de cogeração se obtêm em torno de 150.000 MWH/Ano.
O grupo participa na construção e exploração de aterros sanitários de resíduos que contam com todas as medidas estabelecidas na legislação vigente para reduzir o volume e perigosidade dos resíduos, gerando assim o menor impacto meio ambiental. Além disso, não só nos encarregamos da gestão dos setores em execução com um ritmo de entrada de resíduos em torno de 450.000 Tn/Ano, senão que também administramos os setores concluídos com uma quantidade de resíduo acumulada de 6 milhões de toneladas máximas. Uma vez esgotada a vida útil dos aterros sanitários, participamos no seu processo de regeneração ambiental.
Similarmente, o grupo tem participado na construção das infraestruturas necessárias para a captação e condução de biogás e chorume gerados nos aterros sanitários.